No artigo de hoje iremos explicar o procedimento de como dar entrada em uma Nota de Compra
1º passo - Após ter finalizado o download do XML, salva-lo na pasta indicada durante a implantação, clicar em Compras.
Na próxima tela, clicar em
Novo.
2º passo - Clicar em Importar NF-e.
3º passo - Selecionar a nota de compras, dar dois cliques na nota selecionada ou clicar em Importar NF-e. Caso a nota não se encontre no importador, provavelmente ela não está na pasta XML no disco local (C:) ou ela já foi importada anteriormente.
4º passo - Logo em seguida, aparecerá a janela de Ajustes para cadastro de novos produtos. Nessa janela, os itens que vieram na nota fiscal de compras serão separados por cores. A cor Preta significa que o produto NÃO possui cadastro no estoque e portanto será criado um novo cadastro de item. Já a cor Azul significa que ele possui um cadastro no estoque e o sistema encontrou um vínculo entre o produto da nota fiscal com o produto do estoque. Desta forma, a quantia que foi adquirida será direcionada para o cadastro já existente.
Caso o produto esteja na cor Preta, mas já possuir um cadastro no estoque, basta selecionar o produto e clicar em Localizar. Será aberto a tela de estoque.
Após, selecione o produto que deseja fazer o vínculo e clique em
Confirmar
para vincular os cadastros.
Observação: na tela com os produtos que estão no estoque, a busca pode ser feita pela descrição do item se selecionado a coluna descrição. Pode ser feito a busca pelos outros campos, como código de barras, código EAN e fabricante, desde que seja feito a seleção da coluna.
5º passo -
Repita o procedimento de vinculação com todos os produtos que já possuírem o cadastro no estoque e após ter finalizado clicar em Confirmar.
6º passo - Ao clicar no campo Prazo abrirá a opção de geração dos títulos dentro do financeiro. Caso esses títulos estejam no XML de compras,
as parcelas referentes ao pagamento serão geradas
automaticamente
dentro do financeiro.
7º passo - Altere a data de entrada e de chegada para o dia que a nota de compra chegou. Já a
data de emissão nunca deve ser alterada.
8º passo -
Caso o produto venha em caixa, pacote ou fardo é necessário alterar o fator de conversão. Para que esse procedimento seja feito, basta clicar duas vezes sobre a quantidade do produto.
Digitar a quantidade que vem na embalagem, pois automaticamente o sistema multiplicará a quantidade informada pela quantidade de que veio na nota, depois clique em Ok. Repita este procedimento em todos os produtos que necessitam da conversão.
Os produtos que tiveram a sua quantidade trocada pelo fator de conversão ficarão com a cor laranja, para identificar que teve fator de conversão.
8º passo -
Caso precise alterar o CFOPs de entrada, clicar em CFOP.
Selecione o novo CFOP que deseja ser trocado e clique em converter.
9º passo - Após ter finalizado todos os procedimentos citados acima, clicar em Salvar.
10º passo -
Caso utilize o plano de contas, selecione a opção desejada e clicar em Confirma.
11º passo -
Clique em Alt. Preço.
E depois faça os ajustes dos preços dos produtos, colocando o novo preço da mercadoria no campo Preço Novo (R$).
Com o preço colocado, só clicar em Salvar/Fechar.